O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Thales Fernandes empossou, nesta segunda-feira (21/11), em solenidade no gabinete do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a médica veterinária Cristiane Almeida Santos como chefe de gabinete da autarquia e o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias como diretor técnico do IMA. 

Estiveram presentes no ato de posse o diretor-geral do IMA Antônio Carlos de Moraes e servidores da sede do IMA.

Cristiane Almeida Santos é formada em Medicina Veterinária pela UFMG e, em 1988, trabalhou como autônoma até 1997 quando então foi contratada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária para chefiar o escritório seccional de Carlos Chagas. Na mesma localidade, foi efetivada no serviço público no ano de 1998, tendo sido aprovada no concurso da autarquia e, em 2007, foi transferida para Teófilo Otoni para exercer o cargo de coordenadora regional. Em 2020, foi nomeada Diretora Técnica do IMA.

Com muita experiência profissional, dentre outras atividades, durante os anos de 2000 a 2007 foi presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável em Carlos Chagas. Também foi delegada regional do CRMV MG durante o período de 2016 a 2020.
É pós-graduada em gestão de processos e pessoas pela fundação Dom Cabral (BH).

Guilherme Costa Negro Dias possui graduação em Medicina Veterinária pela PUC MG (2006) e MBA em Administração de Empresas, com ênfase em gestão de pessoas, pela Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo - FACIGE (2011).

Atuou como Gerente de Defesa Sanitária Animal até o momento.

Sua especialização abordou a análise dos índices de vacinação de brucelose bovina em 55 municípios do Norte do Estado de Minas Gerais. Recentemente, representou o IMA no 1o Encontro Mineiro de Febre Aftosa, no qual foi discutido o papel do Instituto Mineiro de Agropecuária na Vigilância da doença.