O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) obteve conhecimento, na manhã de segunda-feira (29), da matéria jornalística intitulada “Dedicação e amor aos animais: potra com pata fraturada está sendo tratada com técnicas da Medicina”, a qual foi veiculada no programa MTTV, no sábado (27). A matéria retratava uma cirurgia ortopédica realizada pelo médico CRM n 2785-MT, Francisco Canhoto, na potra “Tubinha”, na Fazenda Ibiporã, localizada em Nova Olímpia (215 km de Cuiabá).

 

Diante dos fortes indícios do exercício ilegal da profissão, o que em tese configura uma contravenção penal, o CRMV-MT solicitará que as autoridades pertinentes, sendo a Polícia Judiciária Civil e o Conselho Regional de Medicina (CRM), investiguem a conduta do médico.

 

O Conselho esclarece que a prática cirúrgica dos animais é uma área privativa da Medicina Veterinária nos termos da Lei n 5517/68, devendo ser realizada em local adequado, pelo profissional habilitado, o que garante a saúde e o bem-estar animal.

 

Assessoria de Comunicação – Maju Souza