Curso em Viçosa capacita extensionistas rurais sobre produção de lácteos

Treinamento é presencial e totalmente gratuito. Mais duas turmas serão formadas até o fim do ano

 

Estão abertas as inscrições para a quarta turma do “Curso de Capacitação Projeto Lácteos SAF/ UFV”, oferecido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/ Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O curso é gratuito e será realizado presencialmente de 8 a 13 de agosto, no campus da UFV, em Minas Gerais.

O curso é voltado para técnicos extensionistas que atuam com produtores rurais da cadeia produtiva de lácteos. Três turmas já passaram pelo treinamento este ano e estão previstas mais duas turmas até o fim do ano.

O Projeto Lácteos SAF/ UFV tem carga horária total de 40 horas. As atividades teóricas e práticas serão distribuídas em três módulos:

1) “Sanidade e Gestão de Custos”, que trata da certificação para rebanhos livres de tuberculose e brucelose e da gestão e controle de custos na propriedade leiteira.

2) “Mercado, Boas Práticas e Tecnologia de Produção de Lácteos”, que abrange as exigências e oportunidades de comercialização; indicações geográficas para queijos artesanais; higienização e controle da qualidade; produção de queijos, ricota, bebidas lácteas e doce de leite; e boas práticas de fabricação.

3) “Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar e Nutricional”, que trata dos sistemas alimentares sustentáveis na agricultura familiar, da alimentação saudável e da segurança alimentar e nutricional no contexto da cadeia de lácteos.

O Projeto Lácteos SAF/ UFV apoiará os cursistas com o pagamento de diárias para hospedagem e alimentação durante o período de realização do curso. O extensionista ficará responsável apenas pelo seu deslocamento de sua cidade de origem até Belo Horizonte.

Os interessados em preencher as vagas devem enviar e-mail (com nome completo, CPF, RG, telefone, conta corrente – é necessário que a conta esteja em nome do cursista –, certificação de vacina contra a Covid-19 e dados da instituição/ associação/ DAP física) para decam.saf@agro.gov.br.

 

Fonte: Mapa