Diante do aumento no número de casos de raiva humana no estado de Minas Gerais, o CRMV-MG, em parceria com a Escola de Veterinária da UFMG, promoveu uma live sobre o tema. A médica-veterinária e presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-MG, dra. Maria Helena Franco, interagiu com a vereadora e integrante da Comissão de Meio Ambiente, Duda Salabert.

 

Durante a transmissão – que teve a frequência de cerca de 80 pessoas e pico com mais de 100 ouvintes – foi explicado a forma de contágio da doença, as medidas que devem ser tomadas, caso haja contato com um animal possivelmente infectado, a importância da vacinação de cães e gatos para mudar esse cenário, a discussão do Conselho com parlamentares na orientação das necessidades para construir políticas públicas, dentre outros assuntos.

 

Além das inúmeras orientações dadas pela dra Maria Helena, algumas dúvidas foram tiradas, principalmente sobre os riscos de um cão ou gato entrar em contato com um morcego infectado, Lembrando que a possibilidade de animal vacinado contra a raiva contrair a doença é baixa. Outra questão levantada durante a live foi o contato de humanos com animais supostamente infectados, a orientação é sempre procurar o serviço de saúde mais próximo, relembrando que a vacina é gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A live completa está disponível no Instagram oficial do CRMV-MG clicando aqui.