Em diferentes municípios mineiros, após a vacinação dos primeiros grupos prioritários, profissionais da área de saúde, como médicas-veterinários e médicos-veterinários, já estão sendo vacinados contra a Covid-19. É o caso da dra. Fernanda Mirante e do dr. Bruno de Paula Reis, que receberam a primeira dose em seus municípios (

João Monlevade e Santa Luzia, respectivamente). 


"Atuamos pautados pela saúde única, dos animais, humanos e do meio ambiente. Nossa profissão foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade”, ressaltou dra. Fernanda Mirante. 

Os médicos-veterinários atuam em diversas frentes, inseridos em clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância em zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença.

As médicas-veterinárias e os médicos-veterinários estão inseridos entre os profissionais da área de saúde, nos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19, em seu Anexo II.
Assim, o Conselho enviou aos municípios mineiros, ofícios informando sobre a inclusão dos profissionais, como trabalhadores da área de saúde, nos grupos prioritários para a vacinação. 

O CRMV-MG ressalta ainda os profissionais que são considerados da área de saúde, conforme a Resolução nº 287, de 10 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde.