Confira em ordem cronológica, às principais ações do CRMV-MG relacionadas a pandemia do Covid-19:

17/02/2020

A virologista dra. Érica Azevedo Costa esclarece dúvidas sobre o Coronavírus:  CRMV-MG procurou a virologista dra. Érica Azevedo Costa, professora adjunta no departamento de Medicina Veterinária preventiva da UFMG, para responder dúvidas sobre o Coronavirus que médicos veterinários e zootecnistas enviaram via redes sociais. As perguntas foram coletas nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020.

 

16/03/2020

Confira medidas preventivas adotadas pelo CRMV-MG até o momento: Em atenção às recomendações das autoridades de saúde e à necessidade de prevenção e controle ao novo Coronavirus (Covid-19), o CRMV-MG informa sobre as seguintes providências adotadas até o momento.

 

16/03/2020

CRMV-MG suspende solenidades até 31 de março: O CRMV-MG informa que suspendeu as solenidades de entrega de carteiras em atendimento às recomendações das autoridades de saúde.

 

19/03/2020

O Coronavirus (COVID19) é o mesmo que afeta os cães? O CRMV-MG procurou a virologista dra. Érica Azevedo Costa para responder

 

23/03/2020

Coronavírus: cadastro nacional de equipamentos veterinários será colocado à disposição dos órgãos de saúde: Em função da pandemia da Covid-19 e devido à Medicina Veterinária ser uma profissão comprometida com a manutenção da Saúde Única (animal, humana e ambiental), o Sistema CFMV/CRMVs, a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) e Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil e regionais) estão realizando o Cadastro Nacional de Equipamentos Veterinários.

 

23/03/2020

Projetos de controle populacional de cães e gatos estão suspensos em Minas: O CRMV-MG esclarece que estão suspensas as autorizações para realização de projetos de controle populacional de cães e gatos concedidas pelo Conselho de Minas. Conforme Decreto do Governo de Minas Gerais, publicado na última sexta-feira (20), atividades desse tipo possuem alto potencial de aglomeração de pessoas e não podem ser realizadas.

 

31/03/2020

Anuidade tem prazo de pagamento prorrogado: A iniciativa foi tomada com o suporte técnico e sugestões oriundas dos CRMVs, com base nas medidas governamentais adotadas para evitar o avanço do novo coronavírus, causador da Covid-19, que gerou uma pandemia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

02/04/2020

Para enfrentar coronavírus, Ministério da Saúde solicita dados de médicos-veterinários ao CFMV: A pedido do Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) forneceu o cadastro de 140 mil médicos-veterinários brasileiros que, em caráter emergencial, poderão ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, no enfrentamento do novo coronavírus (SARS-Cov-2). 

 

09/04/2020

Esclarecimentos sobre o cadastro de médicos-veterinários junto ao Ministério da Saúde: Tendo em vista as dúvidas geradas pela publicação da Portaria nº 639/Ministério da Saúde, que dispôs sobre o cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), o CRMV-MG vem esclarecer os seguintes pontos...

 

14/04/2020

Valorização dos estabelecimentos veterinários locais é boa alternativa

 

17/04/2020

CRMV-MG firma parceria com posto Ipiranga para beneficiar profissionais inscritos:

 O CRMV-MG firmou parceria com o Posto Ipiranga em sua campanha Heróis Abastecidos, através da qual os profissionais da área da saúde recebem um desconto de 10% para abastecer na rede.

 

17/04/2020

Informe semanal é a nova iniciativa de professores da Veterinária na pandemia: Produzido por um grupo de professores e residentes da Escola de Veterinária em parceria com a Assessoria de Comunicação, o “Informe Semanal" tem como objetivo “fazer uma curadoria e considerações sobre as principais publicações, acadêmicas ou não, sobre a relação dos animais com o COVID-19” como informados em sua apresentação. 

 

08/05/2020

Esclarecimentos sobre serviços de banho e tosa: O CRMV-MG recomenda que os responsáveis técnicos sigam atentos à suspensão temporária dos serviços de estética (banho e tosa) no estado, válida enquanto durarem as restrições estabelecidas para controle da Covid-19.

 

11/05/2020

Esclarecimentos do CRMV-MG sobre projetos de controle populacional: O CRMV-MG atualiza as informações acerca dos projetos de controle populacional, tendo em vista que o Governo do Estado de Minas Gerais transferiu para o âmbito municipal as restrições e medidas de prevenção ao novo Coronavirus.

 

02/06/2020

Informe Quinzenal analisa susceptibilidade de animais para SARS-COV-2

 

03/06/2020

CRMV-MG disponibiliza informações sobre Projetos de Controle Populacional: O CRMV-MG disponibilizou o vídeo introdutório da reunião online, realizada na última semana, onde se discutiu sobre os Projetos de Controle Populacional em Minas Gerais, inclusive a realização dessas atividades durante a pandemia.

 

26/06/2020

Em Belo Horizonte serviços veterinários são essenciais e continuam permitidos: A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte divulgou nesta sexta-feira (26) novas medidas de contenção à Covid-19. A nova norma prevê medidas mais restritivas a partir da próxima segunda-feira (29), com permissão de funcionamento apenas de serviços essenciais na capital mineira, tal como ocorrido no mês de março.

 

17/07/2020

Suspensos agendamentos da Sede e UR Triângulo Mineiro:

 

29/07/2020

Webinar futuro da medicina veterinária e zootecnia pós-pandemia

 

23/07/2020

Comissão do CRMV-MG realiza jornada técnica sobre controle populacional:

A Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do CRMV-MG promove, a partir deste mês, uma jornada técnica para discussão de assuntos relacionados ao controle populacional de cães e gatos e às ações dos médicos-veterinários nessa área.

 

02/10/2020

CRMV-MG realiza sessões de julgamento de processos ético-profissionais em formato online: O CRMV-MG realiza nesta semana, de terça a sexta-feira (2), sessões de julgamentos de processos ético-profissionais de forma online.

 

06/10/2020

CRMV-MG recebe doações para apoio ao tratamento de animais atingidos pelas queimadas:

 

01/12/2020

CRMV-MG realiza evento sobre COVID-19 em animais: O CRMV-MG, por meio da Comissão de Saúde Pública, realizou no último dia 26 de novembro, o evento “SARS-CoV-2 em animais - O que devemos nos preocupar na relação com a saúde humana e o bem estar único” ...

 

07/01/2021

Covid-19 em BH: Consultórios, Clínicas, Hospitais Veterinários e Petshops, são serviços essenciais

 

 

18/01/2021

Médicos-veterinários estão no grupo prioritário para vacinação contra a COVID-19: Em resposta a um ofício enviado pelo CFMV, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Imunização, reforçou que os médicos-veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, estão inseridos entre os trabalhadores de saúde, no grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19...

 

19/01/2021

Prioridade dos médicos-veterinários para a vacinação contra a Covid-19: CRMV-MG esclarece que, neste primeiro momento, serão imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Ou seja, aqueles que trabalham em hospitais e nas UPAs.

 

03/02/2021

Médicos-veterinários estão no grupo prioritário, mas ainda devem aguardar as próximas fases para o recebimento das vacinas: O CRMV-MG esclarece que, segundo o Ministério da Saúde, os médicos-veterinários estão incluídos no rol de profissionais da área de saúde, portanto, prioritários para receber a vacina contra a covid-19.

 

 

09/02/2021

CRMV-MG orienta municípios mineiros sobre a prioridade dos médicos-veterinários na vacinação: Após receber relatos de que médicas-veterinárias e médicos-veterinários têm sido impedidos de receber vacinas contra a Covid-19, o CRMV-MG orientou os municípios mineiros, através de ofícios enviados às 28 superintendências regionais de saúde, quanto a necessidade de inclusão dos profissionais, como trabalhadores da área de saúde, nos grupos prioritários para a vacinação.

 

 

23/02/2021

Vacinação de médicos-veterinários contra a Covid-19: Mediante as manifestações e questionamentos enviados por médicos-veterinários sobre a prioridade dos profissionais na vacinação contra a Covid-19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) informa que está encaminhando aos municípios mineiros, ofícios orientando quanto a presença da Medicina Veterinária como profissão da área de saúde e ressaltando as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da vacina, que inclui os profissionais entre os grupos prioritários...

 

08/03/2021

Vacinação contra a Covid-19 para médicos-veterinários: O CRMV-MG continua notificando os municípios mineiros, informando sobre a presença das médicas-veterinárias e dos médicos-veterinários entre os grupos prioritários, como profissionais de saúde, para receberem a vacina contra a Covid-19, conforme foi definido pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação...

 

26/03/2021

CRMV-MG envia ofícios pra que médicos-veterinários não sejam parados em barreiras sanitárias: O CRMV-MG vem observando com grande preocupação a informação de que veterinários tiveram o trânsito entre alguns municípios de Minas Gerais impedido, diante da atual situação da pandemia do novo coronavírus...

Link:

 

29/03/2021

Belo Horizonte e Varginha iniciam vacinação dos Médicos Veterinários contra a Covid-19: A Vacinação contra o COVID-19 para os Médicos Veterinários, teve início no dia 27 de março, em Varginha e em Belo Horizonte, onde foram vacinados, respectivamente, profissionais acima de 54 anos e profissionais acima de 59 anos...

 

29/03/2021

Ações do CRMV-MG referentes à vacinação dos médicos-veterinários contra a Covid-19:

 

 

16/04/2021

Sobre a vacinação de médicos-veterinários em Minas Gerais: O CRMV-MG informa que tem acompanhado a situação da vacinação contra Covid-19 para médicos-veterinários no estado de Minas Gerais. Esclarecemos que em resposta às solicitações enviadas via ofício para as autoridades de saúde em âmbito estadual e municipal, foi informada a priorização dos profissionais de saúde, conforme orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em consonância com ofício 57 do Ministério da Saúde (MS). De forma que as doses repassadas até o momento estão sendo direcionadas, prioritariamente, àqueles que atuam diretamente contra a Covid -19 e demais

estabelecimentos de saúde.

 

27/04/2021

No Ministério da Saúde, CFMV pede prioridade para imunização de médicos-veterinários contra a covid-19: Na tarde desta segunda-feira (26), a vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, e o tesoureiro da autarquia, José Maria dos Santos Filho, foram ao Ministério da Saúde (MS) solicitar o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNI). O documento insere os médicos-veterinários entre os grupos prioritários, entre outras recomendações para a imunização contra a doença causada pelo SARS-CoV-2.

 

27/04/2021

CRMV-MG solicita à Secretaria de Saúde inclusão de médicos-veterinários em grupo prioritário na vacinação contra Covid-19: Em mais uma ação da incessante busca pela inclusão dos médicos-veterinários no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 em Minas, dessa vez o CRMV-MG acionou a Secretaria de Estado de Saúde. A solicitação foi feita através do médico-veterinário e deputado estadual, Coronel Henrique, no último dia 19 de abril. Por meio do ofício nº 0129/2021/GAB/CH, foi solicitada a emissão de uma Nota de Esclarecimento aos 853 municípios mineiros a respeito da necessária inclusão dos Médicos-Veterinários no rol de “Trabalhadores da Saúde” como grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.  

 

21/05/2021

Em reunião com presença do CRMV-MG, Ministério da Saúde se compromete a corrigir Ofício que trata da imunização de médicos-veterinários: Em audiências realizadas na quarta-feira (19), representantes de entidades ligadas à Medicina Veterinária conseguiram, num esforço coletivo, a confirmação do Ministério da Saúde de que será corrigido o Ofício MS nº 234/2021. O grupo reuniu-se com Carlos Henrique Sobral, assessor especial do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e com a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.