O que há de novo e quais as projeções para o futuro da genética animal aplicada? Este foi um dos principais temas debatidos durante a terceira edição do Simpósio de Melhoramento Animal e Biotecnologia, realizado pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Universidade Federal de Lavras entre os dias 11 e 14 de abril. A atividade teve o apoio do CRMV-MG por meio do Programa de Educação Continuada.

O evento contou com a participação de profissionais e professores da Medicina Veterinária e da Zootecnia, em palestras, apresentações e cursos relacionados à área. O melhoramento genético animal foi abordado em diferentes áreas, como em bovinos de leite e corte, peixes, aves e equinos.

Foram discutidos temas como melhoramento genético, tendências do mercado e projeções para o futuro da área. As palestras abordaram temáticas como estratégias para tornar a criação de bovinos lucrativa; a evolução genética de rebanhos leiteiros; a utilização de touros zebuínos; a promoção de resistência a carrapatos; a seleção para qualidade em aves e equinos; atualidades em melhoramento genético de peixes; dentre outros temas. Também foi realizado ainda um curso prático para avaliação de ultrassonografia em carcaças de bovinos, que levou os participantes ao contato direto com os animais.

Prazo para solicitação de apoio

Não se esqueça! O prazo para envio de solicitações de apoio do Programa de Educação Continuada a eventos que ocorrerão no segundo semestre de 2019 vai até o dia 30 abril. Para realizar a solicitação, é necessário preencher o formulário disponível no portal do Conselho, conforme estabelece a Resolução CRMV-MG n° 355/2015. Os projetos recebidos são avaliados por Diretoria e Corpo de Conselheiros em Reunião Plenária.