Presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MG, a médica veterinária dra. Laiza Bonela realizou na última quarta-feira (10), uma palestra na Escola de Veterinária da UFMG com o tema: “A Medicina Veterinária no Enfrentamento de Desastres Ambientais: A Tragédia de Brumadinho”. O CRMV-MG coordenou as ações de resgate e tratamento de cerca de 400 animais no desastre de Brumadinho.

O evento teve o intuito de informar sobre como ocorreram as ações dos profissionais de Medicina Veterinária na região afetada pelo rompimento da barragem e compartilhar experiências práticas da atuação de campo junto aos alunos. Dra. Laiza falou sobre o processo de criação da Brigada Animal MG por iniciativa do CRMV-MG e discorreu sobre as ações conduzidas na região afetada pelo rompimento da barragem, seu planejamento e a organização nas áreas de atuação. Ela ainda destacou o aprendizado absorvido durante os dias de atuação em Brumadinho e o sucesso dos atendimentos realizados.

As ações coordenadas pelo CRMV-MG em Brumadinho contaram com a participação da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais (Anclivepa Minas), da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG), da World Animal Protection (organização internacional de bem-estar animal sem fins lucrativos), de voluntários e de ONGs, como a Federação Humanitária Internacional Fraternidade e a Arca da Fé Resgate Animal e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Os procedimentos desempenhados consistiram em resgatar os animais, encaminhando-os até duas fazendas viabilizadas pela mineradora, onde foram realizados os procedimentos de acolhimento e dos tratamentos necessários.