Em tempos de redes sociais com o intenso compartilhamento de dados, o CRMV-MG alerta aos médicos veterinários e zootecnistas quanto às normas da Resolução n° 780/04. O documento determina em seu artigo 3° que é vedado ao médico-veterinário “fazer consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamentos através de veículos de comunicação de massa”.

A Medicina Veterinária é uma ciência complexa, da qual uma consulta a distância não compreende os aspectos necessários para prescrever um tratamento ou diagnóstico, sendo necessária e obrigatória a consulta presencial ao paciente. Os profissionais que descumprirem esta norma, ou as demais estabelecidas pela Resolução n° 780/04, estarão sujeitos a processo ético-profissional, conforme determina o Código de Ética do Médico-Veterinário. 

É de suma relevância que os profissionais atuem em consonância com os critérios estabelecidos pela Resolução n° 780/04. Além deste aspecto, ela também norteia qual deve ser a conduta dos profissionais no que se refere a divulgação publicitária de seus negócios ou serviços.

Acesse o site do Conselho Federal de Medicina Veterinária e leia a Resolução na íntegra: http://portal.cfmv.gov.br/lei/index/id/235