Na foto: Médico Veterinário professor Paulo Lourenço - UFU

A associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), bem como o seu parceiro Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas de Minas Gerais (Sinpamig) e o Fundo Privado de Emergência Sanitária para a Avicultura do Estado de Minas Gerais (Funamig) fazem parte dos setores que têm muitos motivos para destacar a importância dos médicos veterinários homenageados em 9 de setembro.

Esses profissionais estão presentes em todas as áreas estratégicas da produção de aves e de ovos, além de atuar nas pesquisas, ensino e extensão de seus resultados para a segurança alimentar e a sustentabilidade do setor. Por sua formação, os médicos veterinários atuam em todas as fases da produção, processamento e até mesmo comercialização de produtos de origem animal.

As análises laboratoriais realizadas pelos profissionais são responsáveis pela classificação e o controle de qualidade dos produtos alimentícios, medicamentos veterinários e vacinas. Além disso, a análise de resíduos biológicos que pode indicar anomalias nos animais fiscalizados

A atuação dos profissionais é indispensável nos portos, aeroportos e fronteiras, onde analisam a entrada e a saída de animais destinados à criação e os produtos de origem animal.

Por inúmeras responsabilidades, os médicos veterinários têm importância fundamental para a busca da produção sustentável e a manutenção do país como líder das exportações de frango, além de grande exportador de carne bovina e suína.

Fonte: Revista AVIMIG, ano 19, nº 146