O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) realizou na última sexta-feira (9) a entrega das homenagens aos Profissionais Destaques da Medicina Veterinária e da Zootecnia em 2018. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, dentre homenageados e seus familiares, profissionais da área, autoridades e demais convidados. A cerimônia foi marcada ainda pela comemoração dos 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs, dos 70 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e do congraçamento dos profissionais que completaram 50 anos de graduação em Medicina Veterinária no estado.

O presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino Rocha, abriu o evento discursando sobre a importância do compromisso de presidir a instituição. “É um motivo de grande orgulho e de honra para mim estar aqui hoje neste posto. Vejo em meus colegas cidadãos capazes de mudar a vida das pessoas e da sociedade e é nisso que eu acredito. Estou aqui ocupando a presidência do CRMV-MG com a mesma missão de vocês: ser um agente transformador de vidas”, disse o presidente do Conselho durante discurso.

Representando os homenageados, a dra. Ednira Gleide Marques falou da satisfação em receber a premiação concedida pelo Conselho. “Foi com muita alegria e surpresa que recebi a notícia desta homenagem do CRMV-MG. Sou apaixonada pela profissão e ser reconhecida pelo meu empenho e minha dedicação à Zootecnia me deixa ainda mais determinada no desempenho do meu trabalho”, declarou a profissional que trabalha há cerca de 17 anos na área.

Já o médico veterinário das Forças Armadas e deputado estadual eleito por Minas Gerais, coronel Carlos Henrique Coelho de Campos discursou sobre as perspectivas para o futuro das profissões no país. “Nós, profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia, conquistaremos o respeito social justamente não descuidando de buscar nosso aperfeiçoamento profissional com o objetivo da melhoria de apresentação dos nossos serviços à sociedade. As nossas profissões são exemplos e são a locomotiva que movimenta o Brasil”, disse o parlamentar eleito.

50 anos do Sistema CFMV/CRMVs

Representando o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, a conselheira da instituição, dra. Therezinha Bernardes Porto, relembrou a criação do Sistema CFMV/CRMVs e das leis nº 5.517 de 23 de outubro de 1968 e 5.550 de 4 de dezembro de 1968 que regulamentaram respectivamente as profissões de médico veterinário e zootecnista no Brasil. “É uma honra muito grande estar aqui hoje representando o CFMV, especialmente hoje que comemoramos os 50 anos do Sistema e das leis que formalizaram nossas profissões. Ter uma profissão regulamentada propicia aos profissionais conhecer os critérios necessários para o exercício legal e estabelece a competência de atuação das atividades a serem exercidas”, disse a dra. Therezinha Porto.

A conselheira afirmou ainda que a Medicina Veterinária e a Zootecnia ganharam protagonismo e tornaram-se decisivas para a economia brasileira, mediante a vários profissionais tem feito parte desta história.

Homenagem à turma de 1968

A noite contou também com uma homenagem aos médicos veterinários graduados em 1968, em comemoração aos 50 anos de formação. Representando esses profissionais, o dr. Francisco Viana narrou a emoção da participação no evento e os percalços durante a formação e durante os 50 anos de atuação. “Essa iniciativa do CRMV-MG nos emociona bastante. Na época da graduação, tínhamos um grupo significativo e havia uma característica que nunca vamos esquecer: a confiança que era depositada em nós. Por isso e por todas as dificuldades que enfrentamos, considero que tivemos uma sólida formação técnica e humana. Nesses 50 anos, enfrentamos muitos desafios, incluindo o da atualização permanentemente”, declarou dr. Francisco Viana.

70 anos da EMATER-MG

Durante o evento, o presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, entregou uma homenagem ao representante da EMATER-MG, dr. Leonardo Brumano Kalil, em virtude da comemoração dos 70 anos da instituição. “Recebo com muita satisfação essa homenagem, vinda de um Conselho que trabalha junto conosco para levar o desenvolvimento sustentável à nossa comunidade. O trabalho da EMATER-MG está alinhado ao de médicos veterinários e zootecnistas, profissionais que têm levado desenvolvimento e geração de renda a toda a população brasileira”, declarou dr. Leonardo Kalil.

Professor Nivaldo da Silva

Em seus discursos, o presidente do CRMV-MG, dr. Bruno Divino, e a conselheira do CFMV, dra. Therezinha Porto, prestaram homenagens ao professor Nivaldo da Silva, ex-presidente do CRMV-MG e secretário-geral do CFMV, que na data do evento encontrava-se hospitalizado. O professor Nivaldo da Silva foi um dos idealizadores desta solenidade que reconhece o trabalho executado pelos médicos veterinários e zootecnistas inscritos no CRMV-MG e sua ausência foi sentida pelos presentes.

Confira as fotos do evento